domingo, 12 de julho de 2009

O ser criativo e a melancolia

Por que será que os poetas, filósofos, artistas... são tão melancólicos? Aristóteles
Penso que é porque os criativos são dotados de uma percepção mais ampla das circunstâncias humanas. Vamos combinar que esta visão às vezes assusta, principalmente quando reflete as nossas próprias limitações.
O lado bom é que, passado o susto, o medo, os tropeços, em algum momento o instinto de preservação é acionado e aí vem a força criadora para reagir. E com a mesma intensidade com que se entregam à melancolia os criativos dedicam-se a buscar seus atalhos salvadores.
Acredito na arte como instrumento importante para o enriquecimento do sentir, do pensar, do criar, portanto a ser socializada para que transformemos o pensamento de Aristóteles: - onde se lê poetas, filósofos, artistas,... leia-se o ser criativo. É certo que o ser humano é potencialmente criativo.
Não que a melancolia seja um sentimento desejável, agradável, perceber o lado sombrio da condição humana é claro que dói, mas revela o sintoma que aponta para o remédio.
O criativo, portanto, sai na frente em termos de cura e cada passo adiante neste percurso deve ser comemorado, para que os efeitos colaterais do processo curativo sejam suportados.
Ao assumir as rédeas do próprio destino, conquistamos os louros da independência, criamos anti-corpos para combater a inércia, assumimos o ônus das decisões equivocadas.
Assim, não mais há tempo/espaço para culpados, tudo é urgência para mudar o rumo e ajustar o leme de volta ao norte, lá onde nos aguarda a missão.


© Direitos Reservados

4 comentários:

Ada Gama disse...

Adorei, Lou! Coincidiu bastante com o que sempre pego-me pensando... Será que sou uma pessoa mais melancólica q os demais???? Pq tenho q pensar tanto? Quem sou eu? Sinto-me tão diferente e tão MELANCÓLICA em relação à maioria... Às vezes, eu mesma e, sempre, os demais chegam a confundir esse meu ser naturalmente melancólica com um ser triste... Mas é muito mais que isso, né? É bem diferente... Acho que o ser criativo é, principalmente, incompreendido, mal interpretado... Pelo menos, me sinto assim muitas vezes! Parabéns pelo blog! Continuarei acompanhando!
Bjs, Ada Pirata

Lou Magalhães disse...

Querida Ada Pirata,
Sabe a história do patinho feio? Então, um dia eu me descobri cisne e me perdoei. E entendi que, na mesma medida, deveria perdoar a quem pensa e vive diferente de mim.
A partir deste entendimento a melancolia se avizinha, mas aqui não reside mais.
Adorei a sua vinda ao comentalidades. Acho que temos muito a trocar, beijos

Coisas de Ada disse...

Lou, me impressionou sobremaneira este texto explicando a frase de Aristóteles. Me impressionou a própria frase... a melancolia me é uma companheira velha de guerra. Desde que me entendo por gente. Vira e mexe bate vontade até de morrer, mas do nada surge uma vitalidade e toco o barco em frente, apago todos os maus sentimentos e as más impressões da vida. Fazer o blog e aprender a escrever a melancolia, está importante. Esta sua postagem pode render psicanálises, não é? Seguindo-te, ora em diante. Beijo.

Lou magalhães disse...

Olá, Ada, o grande lance é entender que não dá para forçar a barra e nadar em sincronismo com os patos, quando se é um cisne, sob o risco de viver envolta em estado de culpa e rejeição. Esse é o tema do post seguinte, Apenas um Cisne.
Obrigada pela visita, venha sempre,
Lou