segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Rio de Janeiro, Cidade Sitiada



Dois jovens assaltantaram e mataram um cidadão no último domingo, no Centro do Rio, para roubar-lhe a jaqueta e o tênis. 

Paradoxalmente, a vítima era um educador social que trabalhava em favor da cidadania para as populações marginalizadas.



Quantos mais inocentes precisarão morrer para que, ao invés dos factóides, tipo Choques de Ordem midiáticos, tenhamos ações sistemáticas de combate ao tráfico, conscientemente planejadas, de forma a minimizar efeitos perversos, como os jovens desempregados do tráfico, que hoje espalham terror nesta cidade?
Como não prever que essas pessoas de sonhos natimortos, com visão tão estreita de oportunidades, viriam para o asfalto recuperar o prejuízo e matar por um tênis ou quaisquer outros acessórios que os redesenhem à imagem e semelhança dos cidadãos "de respeito".
Sua auto-estima, esvaziada pela ausência absoluta de políticas públicas que lhes garantam educação, moradia, trabalho, dignidade, precisa das grifes para existir minimamente. Afinal, estão plugados na cyber rede, têm "netcats" explorados pelas milícias nas suas comunidades, portanto sabem o que é "in" e o que é "out" entre os bacanas.
Quem nada tem, não tem nada a perder, matar ou morrer, tanto faz...

Hoje não dá para "blogar" com poesia, a realidade me roubou o espaço das amenidades.


© Direitos Reservados

4 comentários:

Unknown disse...

Infelizmente é isso o que se é visto e lido nos noticiários.Morre-se por tênis, casacos , carros, celulares!!!!!!! Morremos pelo descaso do poder...Por enquanto, só desabafo, mas até quando?????
Citando a frase de Lou Magalhães: "Hoje não dá para "blogar" com poesia, a realidade me roubou o espaço das amenidades."

Liz Cabral

Anônimo disse...

É isso mesmo Lou, é a face bizarra dos tempos atuais...
O brigada pelos elogios ao meu blog http://www.mondepetitmonde.com.br.
bjs
Dani Castro

Toni disse...

Amiga...por desgracia no el Río de Janeiro la excepción a un mundo perfecto. En Barcelona (España) tenemos un grave problema con la delincuencia. Nuestros fantásticos museos,monumentos y playas se ven agredidas implacablemente por carteristas y ladrones. Quizá no tengamos tantos asesinatos como en tu fantástica ciudad brasileña,pero igualmente debemos pasear mirando siempre a nuestras espaldas, dependiendo de los barrios por los que transitemos...
Aprovecho la ocasión para saludarte cordialmente,y agradecerte que seas seguidora de mi blog (respuesta equivocada).
A partir de ahora,si así lo deseas,estaremos en contacto.
Saludos cordiales.
Toni (Barcelona - España)

sosanimais disse...

Triste e lamentável realidade..
Triste é dizer que me dá mais gosto continuar cuidando dos meus animais porque o bicho homem, parece não ter mais jeito!
Beijos minha amiga!